O Blog como recurso pedagógico para o Ensino de
Ciências.

As Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC) tem desempenhado papel fundamental na maneira
como tem ocorrido à construção do conhecimento na atualidade.
No ensino de ciências o uso das TIC
ganha destaque devido à facilidade de utilização. Quando empregadas
corretamente, favorecem a construção do conhecimento, pois são ferramentas que
permitem colaboração e interação entre os sujeitos propiciando uma construção
coletiva capaz de gerar uma aprendizagem significativa. Portanto, o blog, podem
ser utilizadas como ferramenta didático-pedagógica aos professores de ciências
que aceitam o desafio de inovar em prática docente.
As possíveis utilizações pedagógicas dos blogs podem ser sistematizadas
em duas categorias possíveis, como Leite e Carneiro (2009) evidenciam como
recurso pedagógico, e como estratégia educativa. Enquanto recurso pedagógico os
blogs podem ser utilizados como um espaço de acesso a informação especializada
e como espaço de disponibilização de informação por parte do professor.
Fazendo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, o professor de
ciências torna sua aula mais agradável enquanto permite ao seu aluno o
fundamental o uso de recursos digitais não apenas como forma de aprender os
conteúdos das disciplinas, mas também para que aos poucos, adquira habilidades
e competências necessárias ao mundo do trabalho através da interação das
informações obtidas, os adolescentes consideram muito interessantes o uso de
blogs na aprendizagem de Física e Química, porque desta forma aprendem a
utilizar o computador e a internet, ao mesmo tempo que se apropriam dos
conhecimentos científicos disponíveis nesta forma de mídia.
A tecnologia têm facilitado mesmo a interação entre as disciplinas e os educandos! Gostei muito das suas postagens sobre o cerrado, a natureza é bela!
ResponderExcluir